Nossos tapetes são feitos em tiras de tecido, previamente cortadas com medidas iguais. Costuradas em polipropileno e confeccionado com muito carinho e profissionalismo
Ao lavar: Procure sempre as formas delicadas, para manter sempre a forma e amacieis do tecido. |
Como lavar cada tipo de tecido:
Para manter a sua roupa sempre com cara de nova você deve tomar alguns cuidados básicos como providenciar a remoção da mancha, sempre que possível, logo depois do ocorrido, e ainda ter alguns cuidados especiais na hora da lavagem. Cada tecido tem uma trama diferente e claro deve ser lavado de uma maneira diferente. Veja a seguir as nossas dicas para lavar cada tecido e deixar suas roupas sempre bonitas e macias.
Como lavar: Sedas Coloridas (cores que não são firmes):
molhe uma extremidade do tecido, apertando-o bem várias vezes dentro da água; se a tinta soltar, a roupa não poderá ficar de molho. Deverá ser ensaboada com sabão neutro para roupas delicadas e enxaguada rapidamente para não ficar manchada. Na última água coloque um pouco de vinagre e seque à sombra.
Cor Firme: em um balde cheio de água coloque 2 colheres de sopa de sabão em pó especial para roupas delicadas. Faça uma boa espuma e acrescente uma ou duas colheres (chá) de açúcar à última água. Enrole a peça numa toalha limpa, bem apertada, e passe a ferro, ainda úmida.
Como lavar: Seda Pura a Seco
• Só lave a seco peças que não estejam manchadas de água (chuva) ou de transpiração.
• Coloque Varsol puro numa bacia, mergulhe a peça de roupa e aperte várias vezes para que o Varsol passe pela trama do tecido. Escorra e seque entre duas toalhas, para depois passar o rolo de massas para o Varsol ser absorvido pela toalha. Finalmente, pendure em num cabide para arejar e sair o cheiro de Varsol. Não passe a ferro.
Como Salvar uma Roupa de Seda Manchada
Para que uma mancha não aumente e o tecido de seda não se estrague, use benzina ou éter para removê-la. Outra solução é tratar a mancha com bicarbonato e água fria. Espere secar e escove.
Como lavar: Fitas e Cordões de Seda
Se estiverem com o nó muito apertado, coloque um pouco de talco e vá afrouxando devagar.
Como lavar: Tafetá
Passe uma esponja embebida em água e vinagre.
Como lavar: Tecidos Amassados
Este tipo de tecido, geralmente, perde a sua forma quando lavado. Para que seu visual continue sempre novo, com seu aspecto de amassado, você deve passar o ferro frio de modo suave e, se necessário, colocar a peça de roupa sobre o vapor de água fervendo.
Como lavar: Tecidos Bordados
Para limpar tecidos bordados e rebordados, deve-se polvilhar o tecido com magnésia em pó, deixando assim, por muitas horas. Em seguida, basta sacudir para retirar o pó e, se for necessário, repetir a operação até sua limpeza total.
Como lavar: Tecidos Delicados
Esses tecidos devem ser lavados em uma solução de 1 colher (sopa) de essência de terebintina para 10 litros de água. Depois enxágüe em água fria e bem salgada
Como lavar: Tecidos Sintéticos
As peças de tecido sintético podem ser lavadas à mão com sabão neutro e água fria para não perder a sua elasticidade. Devem ser secas à sombra, sobre uma toalha. Não use pregadores para evitar que a peça se deforme. Se necessário, use cabide.
As roupas de fibras sintéticas retêm o cheiro de transpiração, mesmo depois de lavadas. Para que isto não aconteça, antes do enxágüe, deixe a roupa de molho numa solução de 1 colher de bicarbonato de sódio e água.
Como lavar: Tule de Algodão
• Lava-se com água quente e sabão (em pó para tecidos delicados ou de coco) e com alguns cristais de soda, se estiver muito sujo. Para que este tecido fique encorpado, é necessário passar a peça de roupa em água com goma caseira dissolvida em água.
• A secagem deve ser feita com a peça de roupa pendurada no varal, sem torcer. Com o tecido ligeiramente úmido passe o ferro não muito quente, fazendo movimentos na direção do fio do tecido. Passe até secar bem.
Como lavar: Tule de Seda
Limpe com gasolina ou benzina.
Como lavar: Veludo
Para limpar este tipo de tecido, basta passar uma escova limpa umedecida em álcool.
Como lavar: À Seco
• Para lavar a seco, use amoníaco e álcool.
• Para limpar golas de vestidos ou casacos, passe suavemente sobre elas um pano branco e limpo embebido numa solução de água quente e amoníaco. Depois que elas estiverem secas, passe novamente um pano com álcool.
Como lavar: Veludo em Casa
Passe sobre as partes manchadas um pano embebido em amoníaco. Lave com um sabão neutro. Se tiver de esfregar, faça-o na direção do fio do veludo, com uma escova de cerdas macias. Enxágüe sem torcer. Ponha para secar à sombra sobre uma toalha (não use prendedores de roupa para não marcar). Finalmente, escove delicadamente, usando uma escova semi-dura para levantar o pêlo do tecido.
Como lavar: Veludo Cotelê
Se quiser apenas limpar veludo cotelê que não tenha nenhuma mancha, use este método: envolva a mão em papel celofane e esfregue o tecido primeiro pelo lado do avesso, depois pelo lado direito da peça. Lembre-se, porém, de trabalhar sempre na mesma direção.
Cada peça, das roupas suas e de sua casa, tem uma maneira diferente de ser lavada.
Lavar segundo o tipo de peça:
Para um bom resultado na lavagem e uma roupa bonita por mais tempo, é preciso lavar separadamente cada tipo de roupa.
Tenha um ótimo resultado na lavagem de suas roupas, siga instruções por tipo de peça
Cada peça das roupas de nossa casa ou pessoais deve receber um tratamento diferente na hora da lavagem.
Umas são maiores, como cobertores e edredons. Outras muito pequenas e delicadas, como gravatas, lenços de pescoço e meias de nylon.
Não podemos jogar toda a roupa a ser lavada na máquina e pronto. Assunto resolvido.
Para obtermos um resultado muito bom, o ideal é seguirmos procedimentos adequados a cada tipo de peça.
E não é necessária que você mande para a lavanderia, uma gravata por exemplo. Aqui, você encontra a orientação de como lavar uma.
A economia de dinheiro é razoável e a satisfação de saber que você consegue cuidar de tudo sozinha e bem é muito grande.
Como lavar Camisas
Antes de lavar, esfregue um pouco de sabão líquido para dissolver as marcas de suor dos punhos e colarinhos. Na hora de lavar, misture uma colher de sopa de amoníaco em um copo de água morna. Os colarinhos e golas devem ser tratados com esta solução por cerca de uma hora. Depois, se devem colocar as camisas de molho em um balde limpo e cheio de água morna, contendo duas colheres de sabão em pó, bem batido.
Nesta solução, as camisas devem ser mergulhadas várias vezes para que a espuma penetre nas fibras do tecido. Em seguida, as peças devem ser lavadas normalmente ou de acordo com as especificações de suas etiquetas.
Atenção: Em dia de calor, e antes de colocar as camisas em uso, aplique um pouco de talco por dentro do colarinho e dos punhos, para que o suor não manche estas partes com muita rapidez.
Como lavar Cobertores e edredons
• Estas peças só devem ser lavadas quando for muito necessário, pois, sempre ficam com uma carinha "desmilinguida" depois de lavadas.
• Encha o tanque com água morna e 2 colheres de sabão de coco ou sabão para roupas finas.
• Mergulhe a peça nesta solução para que a espuma do sabão passe entre as fibras do tecido, deixando de molho por uma hora.
• Jogue a água fora e aperte bem a peça para sair a água suja.
• Repita esta operação quantas vezes forem necessárias até a água sair limpa
• Na última água da lavagem adicione uma colher (sobremesa) de amoníaco, para que o seu cobertor ou edredom fique bem macio.
Como lavar Cortinas
Cortina de Tecido Fino ou de Renda
Deixe de molho por cerca de 1 hora, num tanque cheio de água com 5 colheres de sopa de Varsol, e enxágüe bem. Posteriormente, mergulhe as cortinas em água fria com sabão em pó bem batido. Deixe de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, enxágüe várias vezes até a água sair limpa.
Se as cortinas forem de cores vivas, predominando o verde, junte à água um pouco de vinagre. Se forem estampadas, acrescente um pouco de amoníaco. Sal comum é ótimo para fixar o branco e o preto e as cores fortes.
Como lavar fraldas
Atualmente com um numero crescente de tipos de fraldas descartáveis no mercado quase não usamos mais fraldas de tecido. Mas elas ainda cumprem seu papel. Vamos aprender como mantê-las sempre novas.
Logo após o uso passe água na fralda e depois coloque-a de molho em um balde contendo água com bicarbonato. Vá juntando as fraldas durante o dia. Lave-as na maquina com pouco sabão. Coloque-a em uma tina e ferva as fraldas. Depois da fervura passe em uma água limpa com 1 colher de sopa de vinagre para amaciá-las
Como lavar lenços
Lenços, principalmente os de nariz devem ser deixados de molho em água com sal durante 1 hora. Lave-os como de costume. Se estiverem encardidos deixe-os de molho em água com limão
Água salgada é ótima para lavar lenços de nariz, de pescoço ou de cabeça. Basta deixá-los de molho nesta água durante uma hora, antes de enxaguar.
Para clareá-los, mergulhe também em água fria, onde foi dissolvida uma colher (chá) de cremor de tártaro, para cada litro de água.
Os lenços de nariz não precisam ser passados a ferro, se forem esticados, logo após a lavagem, sobre os azulejos do banheiro.
Como lavar calças de jeans e sarja
Lavar a mão e secar ao natural peças com detalhes de bordados com espelhos ou pedrarias em geral.
Não colocar sabão em pó diretamente sobre as peças de sarja coloridas, pois o mesmo contém alvejantes que desbotam e mancham, comprometendo a cor original.
Lavar separadamente peças em jeans bruto, pois desbotam.
Como lavar Gravatas e lenços de pescoço
Estas peças estão sujeitas a manchas de gordura com muita facilidade. Para evitá-las vaporize com spray protetor de tecido. O ideal é lavar a seco. Veja instruções, em lavando a seco.
Como lavar Lingerie
Lave sempre à mão, com sabão neutro e água fria.
Evite que elas amarelem mergulhando-as numa solução de água com bicarbonato de sódio, antes de lavá-las. Seque à sombra e não passe a ferro.
Como lavar Meias de nylon
Lave com uma mistura de água e vinagre.
Enxágüe em água com sal. Não torça.
Pressione em uma toalha felpuda para retirar o excesso de água.
Sacuda e coloque sobre uma toalha seca. Seque os pares juntos.
h2>Como lavar Pano de prato
Junte todos os panos de prato de alguns dias ou da semana. Lave à mão com um pouquinho de detergente e deixe de molho num balde de alumínio com água e sabão-detergente em pó. No dia seguinte, ferva, esfregue, enxágüe e torça.
Não coloque estes panos de limpeza para bater na máquina de lavar, pois, além de não ser higiênico, eles soltam muitas gorduras e pêlos nas paredes internas da máquina.
Como lavar Roupa de cama
Como lavar as fronhas: Esfregue as fronhas à mão e deixe-as de molho em água com um pouco de suco de limão e uma colher de sopa de vinagre branco.
Depois ponha na máquina de lavar junto com os lençóis e lave normalmente.
Como lavar Toalhas de Plástico
Lave em água morna e sabão de coco; depois, coloque-as em um balde com água onde se dissolveu uma colher de sopa de detergente perfumado. Finalmente, pendure-as pelas extremidades
Como lavar Toalhas de Rosto
• Esfregue estas peças com as mãos.
• Deixe de molho em água com limão e 1 colher de sopa de vinagre.
• Enxágue-as.
• Deixe escorrer a água suja.
• Coloque na máquina de lavar para um ciclo normal.
ATENÇÃO: as toalhas devem ser retiradas antes de centrifugar.
• Finalmente, passe as toalhas em um banho com água e vinagre para amaciar.
• Depois de amaciar com vinagre e água, recoloque as toalhas na máquina de lavar para centrifugar, junto com as outras roupas.
• Terminado o ciclo, retire as toalhas da máquina e dobre-as.
Obs: Não use amaciante em toalhas, pois ele impermeabiliza as fibras e elas passarão a não absorver a água de seu corpo.
Como tirar o cheiro de mofo de toalhas amaciante
Para tirar o cheiro de mofo das toalhas de banho e rosto e das de mesa, dos panos de copa ou dos guardanapos, devido à umidade dos armários, basta fervê-los numa solução de bicarbonato de sódio, na proporção de 2 colherinhas (café) para 1litro de água. Se não quiser lavar, coloque ao sol.